Cidades mineiras expõem na EXPOSIBRAM 2022 casos de gestão agraciados com o “Prêmio Municípios Mineradores”

Cidades mineiras expõem na EXPOSIBRAM 2022 casos de gestão agraciados com o “Prêmio Municípios Mineradores”

Iniciativa realizada pelo IBRAM, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, busca incentivar a qualidade dos serviços das cidades que desenvolvem atividade minerária

Mais de 200 cidades mineradoras concorreram à primeira edição do “Prêmio Municípios Mineradores”, e a EXPOSIBRAM 2022 foi a oportunidade para as cidades de Minas Gerais mostrarem casos de gestão premiados.

A 1ª edição do prêmio foi organizada pelo IBRAM e Agenda Pública, com idealização e apoio do Ministério de Minas e Energia (MME). Ele representa o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados, em diversas áreas, pelas cidades com atividade minerária em seu território.

“O prêmio visa incentivar os municípios na adoção de políticas e ações qualificadas para a promoção do desenvolvimento local, geração de trabalho e renda, melhoria da qualidade de vida, dos serviços de saúde e educação, tendo a mineração como grande vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental”, afirmou o presidente do Serviço Geológico do Brasil e ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Mesquita.

A premiação foi dividida oito categorias. São elas: crescimento econômico, educação, saúde, finanças, gestão, infraestrutura, meio ambiente e proteção social. Participaram da premiação os municípios com índices de arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) iguais ou maiores a 5% da sua receita em 2021. Ao todo, foram 24 finalistas e três municípios mineiros vencedores. São eles: São Gonçalo do Rio Abaixo (vencedor em duas categorias), Catas Altas e Itabira.

A cidade de Catas Altas foi agraciada na categoria crescimento econômico. O prefeito, Saulo Morais, conta que, além da criação da Casa Mineira, a qual dá suporte aos microempreendedores, a prefeitura criou um programa de incentivo para a agricultura familiar. Entre as ações, estão melhorias nas estradas para escoar a produção, internet até a zona rural e capacitação dos produtores para comercializar seus produtos. “A prefeitura incentiva e compra a produção. O produtor rural precisa ter lucro, senão ele para de produzir”, explica Morais. Com acesso à internet, os produtores conseguem vender on-line para os moradores da cidade e ainda se encarregam de entregar os itens comercializados.

Sergio Rodrigo Andrade, fundador da Agenda Pública, explica que o objetivo é mostrar e incentivar efetividade política. “Precisamos entregar serviços públicos mais simples, mais inteligentes e mais humanos, uma vez que o desenvolvimento é para todos”, afirma.

Cidades vencedoras nas diferentes categorias:  

Saúde – Canaã dos Carajás (PA); Educação – Alto Horizonte (GO); Proteção Social – São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Meio Ambiente – São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Infraestrutura – Canaã dos Carajás (PA); Gestão pública – Itabira (MG); Crescimento Econômico – Catas Altas (MG); Finanças públicas – Ouvidor (GO).

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao