Dependência do Brasil da importação de fertilizantes é tema na EXPOSIBRAM 2022

Em seu terceiro dia, a EXPOSIBRAM 2022 trouxe à tona uma questão de ordem mundial, em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia – a dependência brasileira no que se refere à importação de fertilizantes e de minérios utilizados para sua fabricação.

O tema foi destaque no painel sobre “Política Nacional de Fertilizantes”.

Participaram os palestrantes André Passos Cordeiro, presidente-executivo interino da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); Bernardo Silva, diretor-executivo do Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes  (Sinprifert); David da Silva Crispim, diretor de Operações da EuroChem Salitre; e José Carlos Polidoro, coordenador-geral de Estudos em Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos – SAE-PR/Presidência da República do Brasil.

Para mediar o debate o convidado foi Arthur Liacre, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes.

Logo na abertura, Arthur Liacre apresentou um dado capaz de traçar um panorama sobre a indústria nacional de fertilizantes, “o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes e depende 90% da importação do mesmo”.

José Carlos Polidoro elencou os desafios para mudar este cenário, como: a perenização da governança, quando destacou que o setor privado não é cliente e, sim, parte da política pública; o espelhamento da política federal no âmbito estadual e municipal; e o quão prejudicial é a cultura do alívio imediato, ou seja, “não se pode resolver o problema de um dia para o outro, tem que haver planejamento”.

Ainda de acordo com Polidoro, nas últimas três décadas, o setor de fertilizantes encolheu 30%, o que ele considera um contrassenso para um país que tem, como fundamento na sua economia, a agricultura. Visando reverter o quadro de grandezas inversamente proporcionais, Polidoro avalia, como essencial, o estabelecimento de metas e cita algumas traçadas pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SEA): “para 2030, a meta é aumentar a produção nacional em 30%; para 2050, erradicar a dependência tecnológica”.

Em seguida, Bernardo Silva apresentou um mapa sobre a produção de fertilizantes no país, momento em que enfatizou: “nenhum outro grande produtor agrícola do mundo tem tamanha dependência de importação de fertilizantes como o Brasil”. Ele aponta, ainda, que o país precisa resgatar políticas públicas que incentivem a importação nacional.

Já André Passos foi responsável por abordar os gases nitrogenados, “sem oferta de gás a preço competitivo, o Brasil será incapaz de vencer os desafios lançados pelo Plano Nacional de Fertilizantes”. André considera o Plano um grande avanço para a resolução do problema da dependência de importação de fertilizantes.

No término do evento, David Aquim, da Eurochem, fez uma breve descrição da atuação da empresa e disse que a EuroChem produz 16 milhões de toneladas de fertilizantes, o que representa 5% da produção mundial.

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM, organizada pelo IBRAM, reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao