Disposição de rejeitos: mineradores e especialistas abordam diversas técnicas na EXPOSIBRAM 2022

Disposição de rejeitos: mineradores e especialistas abordam diversas técnicas na EXPOSIBRAM 2022

Técnicas para a disposição de rejeitos minerais foram o centro dos debates do painel “Tecnologias de Disposição de Rejeitos – Empilhamento de Rejeitos Desaguados”, apresentado no penúltimo dia da EXPOSIBRAM 2022 (14/9).

O moderador Paulo Ricardo Behrens da Franca, consultor independente da F&Z Consultoria e Projetos, abordou duas tecnologias importantes e disponíveis no mercado. São elas, o Best Available Technology (BAT) e a Best Available Practice (BAP), que processam o empilhamento de drenado, baias de secagem e ciclonagem de rejeitos.  Ressaltou ainda sobre a mais utilizada atualmente, a filtragem, foco da palestra. “Nesse empilhamento, trabalhamos o material filtrado de maneira controlada, com processos de compactação rigorosos”, detalhou o especialista.

De acordo com Paulo Abrão, diretor da Geoconsultoria, o empilhamento de rejeitos se traduz como um caminho muito importante para a mineração, principalmente no quesito segurança. “Não adianta mais fazer um estudo de opções; deve-se ir direto ao empilhamento drenado. Não temos espaço para ter uma outra ruptura de um depósito de rejeitos, seja ele barragens ou pilha”, afirmou.

Também participaram o diretor da Analysis Consultoria Civil e Geotécnica, Fernando Schnaid; o engenheiro da Mineração da Usiminas, Frederico Augusto Rosa do Carmo; e o engenheiro da Samarco, Wanderson Silvério Silva.

Os engenheiros da Samarco e da Usiminas abordaram a operação dos empilhamentos, e como eles funcionam na prática. “Hoje a Samarco trabalha, prioritariamente, na descaracterização das barragens remanescentes. Desta forma, dos rejeitos da Samarco, 20% são lamas, oriundas do processo de ‘deslamagem’, e 80% do processo de flotação. Esses 20%, atualmente, são dispostos em uma cava e os rejeitos da flotação – material basicamente arenoso, – são filtrados e dispostos em uma pilha, com o estéril”, disse Wanderson.

Disposição de rejeitos: mineradores e especialistas abordam diversas técnicas na EXPOSIBRAM 2022
Painel “Tecnologias de Disposição de Rejeitos – Empilhamento de Rejeitos Desaguados” – crédito: divulgação

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociais – https://linktr.ee/ibram_mineracao