Empresas e governos do mundo todo devem ter como metas a redução da emissão de carbono na atmosfera

Empresas e governos do mundo todo devem ter como metas a redução da emissão de carbono na atmosfera

Eficiência energética, uso de energias renováveis e eletrificação são alguns caminhos para a redução de CO2

É consenso entre empresas, governos e instituições ligadas à indústria e ao meio ambiente a necessidade de reduzir a emissão de gases na atmosfera. “Governos e empresas têm assumido o compromisso de neutralidade climática de longo prazo, até 2050”, afirma Juliana Falcão, gerente de Clima e Energia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante palestra “Mudanças Climáticas, guias e ações”, realizada na EXPOSIBRAM 2022.

Para Alexandre Salomão de Andrade, gerente de Descarbonização da Vale, a gestão sustentável e redução de poluentes passa por várias ações. Entre elas, a eficiência energética, uso de energias renováveis, como biocombustíveis, e a eletrificação. “Não tem solução única. É o conjunto delas que vai fazer que consigamos atingir a meta de 33% de redução de emissão gás carbono na atmosfera”, destacou.

De acordo com Alexandre, periodicamente, a empresa faz o Fórum de Baixo Carbono, momento em que CEO, executivos e área técnica fazem ponto de conexão entre os setores para identificar os projetos com o objetivo de reduzir os poluentes. E há até incentivos. “A remuneração dos executivos está atrelada à redução de emissões”, salientou Andrade.

Outra empresa que vem buscando neutralizar a emissão de gases, voluntariamente, é a ArcelorMittal. Guilherme Corrêa Abreu, gerente-geral de Sustentabilidade da empresa, afirmou que, em 2020, a indústria foi a primeira a manifestar o compromisso. “A Arcelor é pioneira em assumir a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir em 25%, até 2030, as bases do Escopo 2 (emissões a partir de eletricidade, vapor e refrigeração)”, destacou.

Emissão indireta

Marco Antônio Fujihara, coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, ressaltou que também é preciso atentar para a emissão que acontece ao longo do processo produtivo, o chamado Escopo 3. “Se queremos o mercado de carbono e a transparência, é preciso medir o Escopo 3”.

No entanto, ele mesmo reconhece que controlar e medir a poluição e geração de gases, desde o transporte e ao longo de todo o restante da cadeia produtiva, é um grande desafio, e por isso, tem sido adiado desde o Protocolo de Kioto, de 1997.

Seguindo esse caminho da emissão indireta, Thiago de Souza Amaral, gerente de sustentabilidade da CBMM, explicou que a empresa, além de buscar eficiência em seus processos, incentiva e auxilia os clientes a seguirem a mesma cartilha. “Auxiliamos nossos os clientes a usarem nossos materiais de forma consciente e sustentável”.

Ainda de acordo com Andrade, todos esforços devem ser feitos, unindo a experiência e ações de cada empresa. “A redução da emissão de carbono é um desafio que precisamos enfrentar, e em conjunto”, concluiu.

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao