Encontro de entidades empresariais e governo, na EXPOSIBRAM 2022, debate temas prioritários para o setor mineral

A possibilidade de criação de linhas de crédito exclusivas para a área da mineração foi um dos principais temas discutidos em encontro realizado hoje, 12 de setembro, entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), órgãos governamentais e cerca de 20 associações do setor. A reunião aconteceu durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022).

O encontro foi conduzido pelo diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann; pela secretária adjunta de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), Lilia de Mascarenhas Sant’Agostino; e pelo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Pedro Paulo Dias Mesquita.

A secretária do MME revelou, durante o encontro, que há planos a criação de instrumentos específicos de financiamento para o setor mineral, como para atividades de pesquisa e lavra. “É uma pauta antiga, um dos principais desejos do setor, por isso, estamos nos debruçando sobre esse projeto para que ele seja concretizado. Pode ser que isso não ocorra em curto prazo, mas a intenção é deixar tudo pronto para que saia do papel, mesmo que em outra gestão”, afirmou.

Encontro de entidades empresariais e governo, na EXPOSIBRAM 2022, debate temas prioritários para o setor mineral
Encontro de entidades empresariais e governo na EXPOSIBRAM 2022 – crédito: Glenio Camtregher

Está em discussão no governo, por exemplo, criar fundos de investimento; avaliar a concessão de isenções para capital estrangeiro em fundos voltados à mineração; adaptar mecanismos de crédito em operação para outros setores – como imobiliário e agronegócio – para a mineração; emissão de títulos creditícios. “O ministro Adolfo Sachsida (MME) conta com uma equipe especializada em construir produtos financeiros”, informou Pedro Paulo.

Lilia Sant’Agostino também anunciou que o MME espera reinstituir até outubro o Conselho Nacional de Política Mineral, órgão que reunirá representantes de vários ministérios, extinto há cerca de 30 anos. Entre as primeiras pautas deste Conselho estará a avaliação do Plano Nacional de Mineração 2050, um conjunto de diretrizes para o setor, ainda em gestação no MME.

Outros temas do encontro foram a agenda prioritária para o setor mineral e os desafios e tendências, além dos cenários pós-eleitoral.

Participaram do encontro dirigentes das seguintes entidades:

FIEPA; OCB; CBPM; SINPRIFERT; IBGM; BNDES; ABM; ABIMEX; ENAEX; Associação dos Engenheiros de Minas do Estado de Minas Gerais  – ASSEMG; MME; ADIMB; FIEB; SGB/CPRM; ABIMAQ; ABREMI.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Sigma Mineração (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Fundação Dom Cabral (FDC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Máquinas e Equipamentos, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.