ENEMINAS aborda tecnologia e desenvolvimento das mineradoras na abertura da EXPOSIBRAM 2022

ENEMINAS aborda tecnologia e desenvolvimento das mineradoras na abertura da EXPOSIBRAM 2022

Inovação, pesquisa, desenvolvimento e presença feminina na mineração foram temas da 15° edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Minas

O XV Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Minas – ENEMINAS – integrou a programação do primeiro dia da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022), na 2ª feira, 12 de setembro, no Expominas, na capital mineira. Com o tema “A alta eficiência da mineração no século XXI – novas tecnologias, pesquisa e desenvolvimento”, o sócio-fundador da Open Brasil e ex-diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Flávio Ottoni Penido, discorreu acerca do crescimento dos cursos de Engenharia de Minas no Brasil.

“Até o ano de 2008, eram formados 100 Engenheiros de Minas por ano. Em 2010, o número duplicou, passando a ser 200 anualmente. Já em 2016, foram 600 formandos, e com isso o mercado de trabalho para esses profissionais se tornou bastante competitivo”, destacou Penido.

Durante sua explanação, ele pontuou o leque de opções que a formação possibilita aos alunos e o vasto mercado de trabalho nos mais diversos segmentos, como a extração de minérios metálicos, administração de obras, construção de edifícios e serviços de engenharia, além de outras possibilidades. “A formação permite aos profissionais uma capacitação bastante eclética e uma atuação de forma bastante competente”, ponderou Flávio.

Outros pontos mencionados dizem respeito ao uso das tecnologias avançadas, por parte das mineradoras, contribuindo para uma produção mais rápida e eficaz. Entre elas, a utilização de ferramentas como drones e sistemas automatizados, os quais proporcionam maior segurança aos profissionais do setor e, consequentemente, reduzindo os riscos de contato em uma mina e preservando vidas. Ao final, ressaltou a ausência da participação das mulheres na Engenharia de Minas, abrindo assim, um link para a fala da palestrante Cláudia Diniz, co-fundadora e diretora do movimento Women in Mining Brasil.

Para Cláudia, ainda existe uma grande falta de representatividade feminina nas organizações, principalmente, quando se trata do setor da mineração, em que as mulheres são sempre muito subestimadas e tratadas de forma diferente dos homens. Ainda de acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo WIMBrasil, apenas 31% dos cargos de liderança nas empresas são ocupados por mulheres, enquanto os outros 69% por homens, o que mostra uma grande diferença entre os gêneros. “A mulher ainda não está representada de forma equitativa em todos os níveis da empresa, a diversidade e a inclusão afetam muito mais do que a representatividade nas empresas, na verdade, afeta também o faturamento”, enfatizou Cláudia.

O olhar atento e esse cenário marcado pela carência da presença feminina no mercado de trabalho motivaram a fundação do Women in Mining, e segue sendo a principal luta da organização para que haja mudanças num futuro não muito distante. “Hoje, quando você pensa em diversidade e inclusão, a gente está comparando com 30 anos atrás, porque as áreas da saúde e da segurança demoraram três décadas para chegar na importância que tem hoje. E é isso que acreditamos que vai acontecer conosco, porém, esperamos que esse processo seja mais rápido, ou seja, que não demore 30 anos”, frisou Cláudia Diniz. Finalizando sua participação, reforçou a importância de lutar a favor da igualdade de gênero nas empresas, principalmente no ramo de mineração e ocupando cargos altos e significativos, que possam realmente mudar o rumo das coisas.

Sobre a EXPOSIBRAM

Considerada o mais relevante evento setorial da mineração na América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração, que participa ativamente. As principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços são parte importante dessa engrenagem econômica. Além disso, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, executivos e especialistas de vários segmentos se reúnem para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação conta com palestras, debates, talk shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Sigma Mineração (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Fundação Dom Cabral (FDC),

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial das revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Máquinas e Equipamentos, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites Bnamericas, Conexão Mineral, CLIMATEMPO, Notícias de Mineração Brasil, Notícia Sustentável e Panorama Minero.