Especialistas debatem segurança de processos na mineração durante EXPOSIBRAM 2022

Especialistas debatem segurança de processos na EXPOSIBRAM 2022

Investimentos em programas de segurança de processos é uma realidade em diversos segmentos industriais e um dos principais pilares na expansão do setor mineral.  Mapeamento e gestão de riscos, compliance, resposta a crises, treinamento de equipe e liderança. Estes programas envolvem uma série de atividades complementares e inter-relacionadas e que exigem um grande conhecimento técnico. 

No painel “Segurança de Processos na Indústria de Mineração – Modelo de Gestão e Indicadores IBRAM”, que acontecerá em 13/9, às 13h30, na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022), especialistas debaterão sobre a construção do modelo de implantação de Segurança de Processo no setor mineral, além do desenvolvimento de boas práticas e a definição das premissas do acidente de segurança de processo. Clique aqui e inscreva-se. 

Segurança de Processos é uma das metas da Agenda ESG da Mineração do Brasil. O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) e gerente de Riscos e Emergência da Vale, Herbert G. Ferreira, avalia que o tema é novo, mas que o trabalho do GT representou uma evolução no seu entendimento e na sua aplicação na mineração. Entretanto, ele ressalta que “é preciso fazer com que este processo seja desdobrado dentro dos modelos de gestão das mineradoras”. 

Os integrantes do GT se reúnem periodicamente em busca de avaliar a maturidade do tema em suas empresas e discutir as premissas do Guia Técnico para implantação do Segurança de Processo na Mineração. Para Ferreira, “a principal conquista foi a formação de um grupo técnico com habilidades e conhecimento para discutir o tema. Também destaco a construção do modelo de implantação de Segurança de Processo, o compartilhamento e o desenvolvimento de boas práticas e a definição das premissas do acidente de segurança de processo”. 

“A EXPOSIBRAM 2022 promover o fórum de um tema inovador que é a Segurança de Processo auxilia a clarificar os conceitos e sua importância para o negócio, o que torna este evento uma janela de oportunidade para ajuste de rota na jornada da implantação deste modelo”, finaliza Ferreira. 

O painel também contará com a participação da analista de Segurança da Vale, Juliana Melo, e da engenheira de Riscos da Vale, Raquel Redivo Pinto. 

Sobre a EXPOSIBRAM

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui. 

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui. 

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata),  Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Valm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites Bn Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil e Panorama Minero.

Serviço:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022)

Data: 12 a 15 de setembro de 2022

Local: Expominas BH – Belo Horizonte (MG)

Mais informações e inscrições: https://exposibram2022.ibram.org.br/

Secretaria Executiva : secretaria@ibram.org.br | Telefone: +55 (31) 2626-8036