EXPOSIBRAM 2022 abre espaço para homenagens a personalidades e empresas que fazem e fizeram a diferença na mineração brasileira

EXPOSIBRAM 2022 abre espaço para homenagens a personalidades e empresas que fazem e fizeram a diferença na mineração brasileira

Com acesso livre e gratuito no primeiro dia (12/9), a partir das 14h, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022), abrirá espaço para homenagens especiais durante a cerimônia de abertura. O evento segue até o dia 15/9, porém com inscrições pagas para o congresso. Faça aqui a sua.

O setor mineral brasileiro reconhecerá publicamente o mérito do trabalho desenvolvido pelo geólogo Samir Nahass (in memoriam) e agradecerá pelos serviços prestados em prol do setor mineral brasileiro.  Samir Nahass integrou o primeiro contingente de profissionais contratados pelo Serviço Geológico do Brasil, tendo desempenhado, por mais de 30 anos, diversas funções relevantes para o setor. Desde 2002, compôs a equipe da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, onde contribuiu, sobremaneira, para a trajetória exitosa desta Pasta.

Organizador do evento, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) também vai reverenciar a Ética Eventos, empresa que esteve envolvida na organização da EXPOSIBRAM durante 30 anos. No último ano, as sócias Cristina Camargos, Vanessa Camisão e Bilica Lemos optaram por encerrar as atividades da empresa e, por isso, não estão trabalhando na edição de 2022. Além dos eventos do IBRAM, a Ética organizou um total de 295 eventos técnico-científicos.

Igualmente importante, a EXPOSIBRAM fará homenagem ao ex-presidente do Serviço Geológico do Brasil e engenheiro agrônomo, Esteves Colgano, pela valiosa contribuição em defesa dos legítimos interesses do Setor Mineral Brasileiro.

A EXPOSIBRAM 2022 também abrirá espaço para celebrar a excepcional marca de 30 anos sem acidentes CPT (Com Perda de Tempo), na Mina do Andrade, unidade da ArcelorMittal, localizada em Bela Vista de Minas (MG). É um marco na história da mineração brasileira. 

O primeiro dia do evento ainda contará com um talk-show especial com a participação do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Ele terá a companhia de Alexandre D’Ambrosio, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Vale; Ana O´Farrill, diretora de Joint Ventures e Country Manager Brasil da Rio Tinto; Corrine D. Ricard, presidente da Mosaic Fertilizantes;  Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM; e  Wilfred Theodoor Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho DIretor do IBRAM. Os executivos e o ministro vão discutir o tema global “Cenário macroeconômico e político”, com a mediação do professor Cláudio Boechat, da Fundação Dom Cabral.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Serviço:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022)
Data: 12 a 15 de setembro de 2022
Local: Expominas BH – Belo Horizonte (MG)
Mais informações e inscrições: https://exposibram2022.ibram.org.br/
Secretaria Executiva : secretaria@ibram.org.br | Telefone: +55 (31) 2626-8036