EXPOSIBRAM 2022 apresenta painel que analisa a maturidade do setor mineral em relação à agenda diversidade e inclusão de gênero

EXPOSIBRAM 2022 apresenta painel que analisa a maturidade do setor mineral em relação à agenda diversidade e inclusão de gênero

A presença das mulheres nas mineradoras e em posições de liderança tem evoluído e o Congresso Brasileiro de Mineração será palco para um amplo debate sobre o tema. Na 5ª feira, dia 15/9, das 14h às 16h, o participante da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022) terá a oportunidade de acompanhar o painel ”Análise da maturidade do setor de mineração em relação a agenda de DE&I”. Faça aqui sua inscrição no Congresso, mediante pagamento, e para a feira, gratuitamente.

A EXPOSIBRAM 2022 é o maior e mais importante evento da mineração da América Latina. O tema DE&I será discutido pela diretora de Planejamento, Inovação e ESG da Hexagon Mining e presidente do Women in Mining Brasil (WIM Brasil), Patrícia Procópio.  Para ela, uma grande barreira que a mineração e outras indústrias precisam superar para garantir uma maior diversidade e inclusão é a cultural. “Para que se estabeleça um plano efetivo de inclusão de mulheres no setor é necessário que o compromisso com a diversidade seja assumido de forma estratégica e transparente, com a implementação de ações efetivas. É necessário que se invista recursos humanos e financeiros para que a transformação seja real e permanente; e impacte todos os ambientes e os níveis das organizações”, explica.

O Relatório de Indicadores do WIM Brasil 2022, documento que será lançado durante a EXPOSIBRAM 2022, confirma que as empresas do setor mineral apresentam diferentes níveis de maturidade, demonstrando que ainda há muito para se avançar nas pautas de diversidade, equidade e inclusão. “Segundo a empresa de consultoria I&D 101, especializada no tema, ‘diversidade e inclusão estão hoje, como saúde e segurança estavam na indústria há 30 anos atrás’. Ou seja, há 30 anos, quando começaram a ser implementadas medidas de saúde e segurança no trabalho, também houve bastante resistência.  Mas hoje, depois de muitas ações efetivas, depois que a saúde e segurança passaram a ter indicadores de desempenho, como os outros setores que compõem uma empresa, essas temáticas passaram a fazer parte da cultura da empresa e hoje ninguém discute se elas são importantes ou não. Virou algo inquestionável. É isso que queremos alcançar com as ações que envolvem diversidade e inclusão hoje”, afirma.

A presidente do WIM Brasil acredita que apesar dos diferentes níveis de maturidade das empresas, é importante reconhecer as melhorias que vêm sendo traçadas. “ É onde destaco a participação crescente das empresas nos debates sobre o assunto e também a meta proposta pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) de alcançar 30% da participação de mulheres no setor até 2030, reforçando uma evolução da maturidade das organizações, e um entendimento cada vez maior sobre a importância desta agenda para o desenvolvimento de uma indústria cada vez mais responsável e sustentável”.

Patrícia Procópio estará ao lado da Diretora de Joint Ventures e Country Manager Brazil da Rio Tinto, Ana O´Farrill; da Head of Operations International do International Women in Mining, Bárbara Alcayaga, da Partner da EY, Daniela Brites; da diretora de Performance Social do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), Danielle Martin; e do especialista de Gestão de Talentos da Mosaic Fertilizantes, Luiz Guilherme Amodeo debatendo a temática na EXPOSIBRAM 2022.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minrais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Serviço:

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022)
Data: 12 a 15 de setembro de 2022
Local: Expominas BH – Belo Horizonte (MG)
Mais informações e inscrições: https://exposibram2022.ibram.org.br/
Secretaria Executiva : secretaria@ibram.org.br | Telefone: +55 (31) 2626-8036