EXPOSIBRAM 2022: Empresa chilena de tecnologia e inovação, INNRA traz para o Brasil soluções para o mercado de sondagens geotécnicas e de pesquisa mineral

EXPOSIBRAM 2022: Empresa chilena de tecnologia e inovação, INNRA traz para o Brasil soluções para o mercado de sondagens geotécnicas e de pesquisa mineral

Já há algum tempo, o tema “Mineração 5.0” tem impulsionado a indústria mineira a investir em inovações tecnológicas com vista a encontrar soluções para os desafios que se apresentam no setor: do ESG, passando pela produtividade, à segurança e à qualidade das atividades.

Acompanhando as tendências da automação e do controle remoto na mineração 5.0, a empresa chilena INNRA se focou no desenvolvimento de tecnologias disruptivas para a solução dos complexos desafios das áreas de geotecnia e geologia, especialmente no que se refere à pesquisa mineral e às sondagens geotécnicas.
A visão de desenvolver tecnologias disruptivas para o segmento ainda pouco explorado da geotecnia partiu da dupla de engenheiros Ronald Ambler e Claudio Celis.

Com experiência de mais de 20 anos, adquiridas em companhias globais do setor de perfuração e fábricas de equipamentos de exploração, os sócios perceberam a necessidade de equipamentos e produtos que levassem às praças de sondagens bem-estar e inclusão de pessoas, sustentabilidade ambiental e os mais altos níveis de segurança operativa e de produtividade, mesmo em um ambiente geralmente complexo. “A verdadeira inovação gera valor para todos os envolvidos em uma cadeia produtiva e transforma, para melhor, realidades”, afirma Ronald Ambler

Um exemplo de solução criada pela INNRA é o braço manipulador de hastes IDR-EASY TAKE, equipamento manuseado 100% de forma remota, o que evita que empregados fiquem expostos a perigos ergonômicos relacionados com as tarefas com grande dispêndio de energia braçal manual, as quais vão desde posições corporais inadequadas, pontos de esmagamento e fadiga até esforço repetitivo.

“O design simples e de uso intuitivo do equipamento permite que, em apenas uma manobra, o operador seja capaz de colocar e retirar hastes de colunas de forma rápida e segura, sem o intenso esforço laboral dos procedimentos atuais”, explica Claudio. “A inexistência de interação homem/ferramental gera, inclusive, a possibilidade de entrada de operadores e auxiliares femininas neste mercado, já que a exigência física da operação de sondagem torna-se inexistente”, destaca o engenheiro..

Outras quatro soluções desenvolvidas pela INNRA (descritas no item “Produtos e vantagens” deste documento) geram benefícios tangíveis imediatos, como agilidade em processos de logística, economia no uso de água e polímeros de perfuração, operações de sondagem sustentáveis e ecologicamente limpas em produção de resíduos.

As inovações também favorecem a segurança dos colaboradores, trazem maior assertividade na extração de testemunhos, bem como eficiência e produtividade a partir do registro contínuo para acompanhamento e supervisão das operações.

Nelson Beiró, diretor global da Geocontrole, empresa luso-brasileira de soluções em geotecnia e geologia, é o primeiro cliente da INNRA no Brasil. O executivo conheceu a INNRA durante uma viagem de negócios e de prospecção de mercado, realizada recentemente ao Chile. “Sabemos que o Chile é hoje, em nível mundial, um dos países onde o setor da mineração mais se desenvolve. E isso acontece porque as principais operadoras têm apostado na inovação tecnológica para o crescimento do mercado”, conta Beiró.

“Estamos há 47 anos no mercado de geotecnia, já desenvolvemos projetos em mais de 14 países e estamos no Brasil desde 2013. Ao longo de nossa história, apostamos em soluções inovadoras para melhoria da segurança, sustentabilidade e alta performance das nossas operações, quer de geotecnia quer de pesquisa mineral. Foi exatamente isso que nos atraiu com relação aos produtos da INNRA”, completa, destacando que dois clientes da Geocontrole já passam a ter suas operações realizadas com as tecnologias INNRA: Yamana Gold e Lundin Mining.

“Julgamos que as soluções que estamos a introduzir na área das sondagens (sejam de geotecnia, sejam de pesquisa mineral) respondem exatamente àquilo que é nosso propósito: sermos uma empresa que preza pela qualidade dos serviços, que tem uma atuação responsável e inclusiva, em total respeito pelo ser humano”, conclui o diretor global da Geocontrole.

Equipamentos INRRA, soluções e vantagens

? BRAÇO MANIPULADOR DE HASTES IDR-EASY TAKE

O que é: um versátil e inovador braço manipulador, que, graças ao desenho simples, permite, em uma só manobra, a colocação e a retirada de hastes de colunas de forma rápida e segura. As funções em que opera esse sistema são as de um controle lógico e eletro-hidráulico, podendo também para para o controle manual com o sistema de apoio, em caso de necessidade.

Vantagens: melhoria das condições de segurança, ergonomia e saúde ocupacional, devido à inexistência de interação homem/ferramental; possibilidade de instalação em qualquer tipo de equipamento de sondagem (pesquisa mineral ou geotecnia); maior segurança sem perda de produtividade nas manobras de furação (adição e remoção de hasteamento); possibilidade de utilização em qualquer inclinação do furo; possibilidade de utilização de quaisquer diâmetros de hasteamento ou de revestimento; possibilidade crescente de integração de operadoras e auxiliares do gênero feminino, devido à menor exigência física da operação de sondagem em geral.

? PLATAFORMA DE ALIMENTAÇÃO DE HASTES – 350h

O que é: um equipamento que tem como função principal alimentar o braço manipulador das hastes requeridas no processo de perfuração. Essa plataforma de alimentação de hastes também possui um circuito hidráulico independente, que permite a elevação em até 1 metro de altura. A operação do equipamento pode ser efetuada a partir da máquina ou mediante um controle remoto sem fio.
Vantagens: possibilidade de conjugação de dois diâmetros de hasteamento ou de hasteamento e revestimento, usando o mesmo braço manipulador montado na sonda; na sondagem geotécnica, a plataforma de alimentação de hastes pode, por exemplo, contemplar o hasteamento de furação e as hastes para os ensaios SPT; melhoria das condições de acondicionamento e transporte do hasteamento; possibilidade de conjugação com veículo de transporte específico, diminuindo os prazos para as mudanças entre frentes.

? RECICLADOR DE LAMAS IDR-ELC MARACANÃ
O que é: unidade de reciclagem de lamas (fluidos de perfuração), que permite uma economia do uso de água e dos polímeros de perfuração, todo esse processo sem necessidade de abertura de poços de decantação no terreno.
Vantagens: não é necessário executar poços de reciclagem escavados no terreno; prevenção de danos ambientais provocados por fugas nos poços de decantação; maior preservação do espaço e do meio ambiente onde são executados os trabalhos de sondagem (pesquisa mineral e geotecnia), uma vez que não são necessários trabalhos de escavação; menor área afeta à praça de sondagem; operação de sondagem (pesquisa mineral e geotecnia) mais sustentável e ecologicamente mais limpa, sem produção de resíduos; poupança nas produtos de furação, lamas ou polímeros.

? EXTRATOR DE TESTEMUNHOS IDR-RPC

O que é:. unidade de extração dos testemunhos obtidos pelo processo de perfuração de diamantada, tem como principal objetivo extrair do tubo interior a amostragem, eliminando as fraturas induzidas por golpes e, assim, garantir melhor representatividade da amostra. Esse sistema opera de forma hidráulica integrada, permitindo melhorias significativas, tanto no nível de segurança quanto no nível de, ergonomia e representatividade/qualidade da amostragem.

Vantagens: melhoria das condições de segurança, ergonomia e saúde ocupacional, devido à inexistência de interação homem/ferramental; melhor preservação da integridade do testemunho durante a operação de extração; possibilidade de utilização de quaisquer diâmetros de testemunho; prevenção de acidentes de trabalho frequentes durante a operação de extração de testemunhos.

? SISTEMA DE TELEMETRIA DE EQUIPAMENTOS DE SONDAGEM IDR-TEL

O que é: sistema digital de câmeras e sensores que podem ser instalados em qualquer equipamento em que seja necessário o monitoramento e o controle a distância.

Vantagens: possibilidade de visualização remota da operação em tempo real; verificação em tempo real dos parâmetros de furação e do cumprimento de todos os quesitos estabelecidos, nomeadamente com relação a: torque, força de avanço, velocidade de rotação e caudal/pressão de fluido; registro contínuo e gravação dos parâmetros de furação; acompanhamento e supervisão mais eficientes das operações;

INNRA inaugura filial brasileira e realiza palestra na EXPOSIBRAM 2022

Na EXPOSIBRAM 2022, que acontece de 12 a 15/9, a INNRA ocupa o estande AE23, onde simulará uma praça de sondagens para apresentar, na prática, o funcionamento e os benefícios do uso das cinco tecnologias patenteadas pela empresa para soluções em geotecnia e pesquisa mineral. A participação da INNRA na feira marca o início das atividades da empresa no Brasil.

No dia 14 de setembro de 2022, quarta-feira, das 14h às 14h50, a INNRA promove palestra com o tema “Sondagem geotécnica e de pesquisa mineral na era da Mineração 5.0”, ministrada pelos engenheiros Ronald Ambler e Claudio Celis.

Na palestra, será feita a apresentação das tendências mundiais da indústria mineral, em especial no segmento de sondagem e pesquisa mineral; do contexto da inovação do setor no Chile, os aprendizados que podem servir de inspiração para operações brasileiras e as vantagens de implantação das soluções disruptivas para alta performance de projetos.

Os engenheiros também apresentarão cada equipamento INNRA e estarão à disposição para tirar dúvidas do público.

O evento acontece na Sala 9 e faz parte da programação da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), considerado um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina.

Os interessados em assistir à palestra podem se inscrever pelo e-mail brasil@innra.cl – Limite de vagas: 50.

A feira é realizada no Expominas (Av. Amazonas, 6.200, Gameleira, Belo Horizonte/MG) e tem entrada gratuita. A inscrição deve ser realizada diretamente no site da EXPOSIBRAM: