EXPOSIBRAM 2022: jornalistas, assessores de imprensa e estudantes terão curso gratuito sobre mineração

EXPOSIBRAM 2022: jornalistas, assessores de imprensa e estudantes terão curso gratuito sobre mineração

Jornalistas, assessores de imprensa e estudantes de comunicação terão a oportunidade de participar do curso gratuito “Mineração para Jornalistas”, que será realizado durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022). O curso será presencial, no dia 14 de setembro de 2022, com opções de turmas no período matutino ou vespertino, das 9h às 11h e das 15h às 17h, no EXPOMINAS BH (Belo Horizonte/MG).

Oferecido pela Universidade Corporativa da Mineração do Brasil (UNIBRAM), pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), serão oferecidas 120 vagas. “Na primeira semana de inscrição já preenchemos mais da metade das vagas. Além de jornalistas de Belo Horizonte,  teremos inscritos vindo do Pará, Bahia, interior de Minas e outros lugares do Brasil”, afirma o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares.  

Os participantes terão oportunidade de saber mais sobre conceitos de mineração e de recursos minerais (abertura, operação e fechamento de mina); estrutura de um empreendimento mineral; processo de licenciamento e controle ambientais; tipos, níveis e segurança de barragens; economia mineral (ciclos, desafios, commodities, efeito China, efeito cambial) e aspectos tributários.

O diretor do IBRAM ressalta que a moderna mineração tem compromissos sólidos com a sustentabilidade, com a segurança operacional, com a preservação do meio ambiente, com o relacionamento franco e transparente com as pessoas. Além disso, é um dos setores que mais gera benefícios socioeconômicos ao país. “Há muitos aspectos que precisam ser mais bem compreendidos pelas pessoas e os jornalistas e estudantes podem se atualizar sobre o setor mineral por meio deste curso gratuito. Esta ação certamente irá impactar positivamente na produção de matérias sobre essa indústria”, afirma.

Paulo Henrique explica que este é o primeiro de uma série de cursos que a UNIBRAM vai organizar, com a coordenação do professor João Carlos Firpe Penna, direcionado ao público da área de comunicação.

Os interessados em participar do curso devem fazer inscrição aqui

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Serviço:

Curso gratuito “Mineração para Jornalistas”

Data: 14 de setembro 2022

Horários: 9h às 11h ou das 15h às 17h

Local: EXPOMINAS (Belo Horizonte/MG)

Inscrições gratuitas em:  https://ibram.org.br/evento/curso-gratuito-mineracao-para-jornalistas/