EXPOSIBRAM 2022 prima pela inclusão e acessibilidade

EXPOSIBRAM 2022 prima pela inclusão e acessibilidade

Para atender aos visitantes, a organização do evento contratou profissionais com algum tipo de deficiência e se torna referência para outros segmentos

Segundo dados do Relatório Mundial sobre a Deficiência – World Health Organization, The World Bank, mais de um bilhão de pessoas convivem com algum tipo de deficiência. Ou seja, todos os dias, mais de um bilhão de pessoas esbarram em obstáculos que as privam de usufruir direitos básicos, como o de ir e vir e se sentir pertencente a todos os espaços. Cada conquista é como subir uma escada: degrau por degrau.

O tema é tão imprescindível e relevante, que a EXPOSIBRAM 2022, que acontece na capital mineira até dia 15 de setembro, não somente garantiu acessibilidade aos cadeirantes em todos os estandes, como também contratou profissionais com algum tipo de deficiência para atender aos visitantes do evento.  Além dos cadeirantes, a feira também conta com intérprete de Libras – língua de sinais ou gestual oficial da comunidade surda brasileira –   para viabilizar a visitação de pessoas surdas.

Cadeirante, Thiago de Souza Falconi foi contratado para a função “Posso ajudar?”. E, quando perguntado sobre a importância da acessibilidade na EXPOSIBRAM 2022, ele respondeu: “Nos anima a sair de casa e a trabalhar quando [o evento] se dispõe a ser acessível para pessoas com deficiência”.

De acordo com Falconi, o mundo ainda é preconceituoso e nem sempre este comportamento é escancarado, mas, sim, mascarado dentro de uma expressão capacitista, a qual pressupõe que as pessoas com deficiência são menos aptas a realizar tarefas do cotidiano ou a vivenciar determinadas experiências. E sobre isso, acrescenta: “não fui vítima do capacitismo no ambiente da EXPOSIBRAM, os visitantes sempre vêm ao meu encontro para fazer perguntas sobre a feira e o congresso, sem menosprezar a minha condição de Pessoa com Deficiência”.

Rosane Lucas é intérprete de Libras, contratada pelo IBRAM, para acompanhar pessoas surdas e traduzir, simultaneamente, as palestras. A profissional ficou ao lado da analista financeira da Vale, Rosane, Brunna Aguiar, que é surda e trabalha há mais de dez anos na corporação. Segundo Bruna, é a primeira vez que ela participa de um evento que oferece a tradução, já que a prática não é comum no setor. “A gente sabe também que isso é um movimento geral da sociedade e, quando eu fiquei sabendo que aqui na EXPOSIBRAM é tudo acessível, eu resolvi comparecer e estou podendo conhecer os estandes. Fico feliz em estar aqui e entender o que está acontecendo, por isso, compartilho a minha felicidade com a organização. Está sendo muito legal e espero que isso se propague em outros encontros”, finalizou Brunna.

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao