EXPOSIBRAM destacou maturidade do setor mineral em diversidade e inclusão

Durante a EXPOSIBRAM 2022, a segunda edição do Relatório de Progresso do Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração mereceu atenção especial na agenda de palestras do evento. O tema foi debatido no painel ‘Análise da maturidade do setor de mineração em relação a agenda de DE&I’.

Com a urgência de uma atividade minerária mais sustentável, nasce também a necessidade de uma inclusão mais inovadora. Sob esse olhar, o movimento Women in Mining Brasil (WIMBrasil) – autor do relatório – traz um novo olhar e levanta a bandeira da identidade de gênero. Mas como começar?

“Trouxemos um guia com um plano de ação para que as empresas tenham uma visão abrangente da agenda de Diversidade de Gênero e Inclusão no setor mineral. O documento foi baseado no relatório, com origem no Canadá, e acrescentamos mais três ferramentas que são essenciais para o Brasil. Hoje trouxemos um Relatório de Indicadores, o documento já está com 34 empresas, mas temos certeza de que sairemos da EXPOSIBRAM com mais de 40 organizações aderindo ao relatório. O apoio de todos os patrocinadores, parceiros estratégicos e o apoio institucional do IBRAM e de outras é muito importante”, contextualizou a diretora de Planejamento Inovação e ESG da Hexagon Mining e presidente do movimento WIMBrasil, Patricia Procópio

De forma remota, a partner da EY, Daniela Brites, apresentou números do ano passado e de 2002 relativos ao programa DEI. 6:20. “Quando se fala sobre diversidade, equidade e inclusão, notamos que os temas são cada vez mais relevantes dentro das organizações. Observamos que as empresas têm buscado metas de remuneração atreladas a estas questões, e são metas que vêm apresentando crescimento. Ao mesmo tempo o relatório aponta um número pequeno de mulheres no setor operacional, de 2021 para esse ano, houve um aumento de 2% de mulheres atuando no setor. Diante desse cenário, o relatório tem como objetivo levar as empresas a refletiram sobre essas temáticas dentro de uma agenda cada vez mais estratégica”, disse.

Para falar sobre os desafios num contexto global, a Head of Operations da International Women in Mining (IWiM), Bárbara Alcayaga, contribuiu, também de forma remota, para o painel. “Lançamos um desafio há vários anos, uma campanha que acontece até hoje. Mulheres tiram fotos delas, no ambiente de trabalho, para mostrar ao mundo a atuação delas na mineração. Temos outras iniciativas e gostaria de compartilhar uma dessas, que é a WIM Internacional Alliance – Aliança Internacional de Mulheres na Mineração. Trabalhamos com quatro grupos de trabalho, e, entre eles, queremos: trazer mais mulheres para assumir os papéis de tomada de decisão dentro das organizações e descobrir como o local de trabalho pode se tornar mais inclusivo. Buscamos conhecer a maturidade da indústria mineral no mundo todo e descobrimos que várias companhias têm grandes lacunas em preencher papéis operacionais. Pensando em como o gênero é algo importantíssimo, vimos que existem organizações muito comprometidas em ter política de diversidade”.

Dando seguimento ao painel, a diretora de Performance Social da International Council on Mining and Metals (ICMM) – Conselho Internacional de Mineração e Metais, Danielle Martin, explicou “que não é fácil, mas que estamos no caminho certo da maturidade. Temos desafios importantes para a inclusão na indústria de mineração e grande parte das mulheres já sofreu preconceito dentro das organizações. Nosso relatório aponta que elas falam muito sobre abusos e discriminação, além da falta de compromisso das empresas para resolver e lidar com as questões. Também sabemos que existem outros grupos com problemas de inclusão, como negros e PCD (pessoas com deficiência). A impressão é de que o processo de inclusão está lento. Globalmente, a força das mulheres na mineração é 14% do trabalho total, mas ainda temos muito a evoluir, pois, desse número, a maioria trabalha nos locais internos. Mas estamos no caminho, a maturidade está aumentando, só precisamos agir um pouco mais rápido para alcançarmos o nosso objetivo.”

A diretora de Joint Ventures e Country Manager Brazil da Rio Tinto, Ana O´Farrill, também fez suas ponderações sobre o tema. “Devemos saber quais caminhos seguir para quebrar esses aspectos culturais dentro das organizações brasileiras. O primeiro passo é reconhecer e fazer um diagnóstico real, entender os problemas. E, na nossa empresa, vimos que é estrutural, sabemos que é um reflexo da nossa sociedade. Falar sobre isso gera reflexões e instiga a nova geração a não aceitar e a quebrar padrões”, argumentou.  Na oportunidade, a diretora apresentou uma pesquisa feita pela empresa Rio Tinto, chamada Everyday Respect, com os colaboradores. O documento revela números expressivos de assédios e preconceito sofridos por esses colaboradores, dentro das organizações. E ressaltou: “Nunca é fácil olharmos para dentro e saber reconhecer nossos erros, mas na Rio Tinto resolvemos trilhar este caminho, e hoje vemos o grande resultado.”

O painel teve como moderador Luiz Guilherme Amodeo, do Grupo de Trabalho ESG da Mineração/ Diversidade e Inclusão do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e especialista de Gestão de Talentos na Mosaic Fertilizantes.

EXPOSIBRAM destacou maturidade do setor mineral em diversidade e inclusão
Painel ‘Análise da maturidade do setor de mineração em relação a agenda de DE&I – crédito: Jackson Romanelli

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociais – https://linktr.ee/ibram_mineracao