EXPOSIBRAM: painel sobre economia mineral destaca minérios estratégicos, impacto da guerra, commodities minerais e Economia Verde

EXPOSIBRAM: painel sobre economia mineral destaca minérios estratégicos, impacto da guerra, commodities minerais e Economia Verde

Os temas foram destaques no 2º dia da EXPOSIBRAM 2022

O setor mineral está cada vez mais aderente às normas internacionais de ESG, sigla em inglês para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio. O tema, de grande destaque na EXPOSIBRAM 2022, evento organizado pelo IBRAM,  também foi abordado na palestra “Economia Mineral”, realizada no 2º dia do evento (13/9). As práticas de ESG têm o papel de sinalizar para a sociedade o compromisso que a mineração vem mantendo com os aspectos ambientais e sociais e, entre os assuntos da agenda, está inserida também a economia mineral.

Participaram da discussão Francisco Acuña, Principal Consultant – CRU; Henrique Ceotto, Sócio –  McKinsey e Mingming Zhang, Analista Principal – da Wood Mackenzie. Os participantes debateram também sobre a realidade e tendência dos preços do minério de ferro e de outros minerais.

Os impactos causados pela pandemia e pela guerra na Ucrânia estão promovendo uma discussão que envolve a cadeia de suprimentos de forma global. Baseado nisso, Francisco Acuña ponderou sobre a necessidade de buscar soluções para que as nações se tornem menos dependentes de outros países que atuam com commodities minerais. Ainda segundo Acuña, quase nunca se fala sobre quais são as fontes desses materiais.  “A solução seria mesmo a mineração ou a reciclagem?”, indaga.

Outro assunto levantado na palestra foi o grande impacto da produção de cobre na indústria de carros elétricos. “Os motores de carros híbridos possuem em torno de 20 quilos de cobre em sua estrutura. Já nos 100% elétricos a quantidade de material usado corresponde a 80 quilos. O cobre é matéria-prima importante para a fabricação de motores de carros elétricos e acredito que, futuramente, o Brasil também deverá seguir essa tendência da indústria automobilística mundial”, afirma Acuña.

Mingming Zhang reforçou que o atual cenário é reflexo de impactos da pandemia. Zhang também trouxe previsões de demanda e oferta do minério de ferro e do aço, dos custos e do cenário de “emissão zero”. Segundo ele, o processo competitivo gerado pelo que chamou de “revolução verde” afetará os preços dos minerais da economia mundial. “Grandes serão os desafios para a indústria do ferro e do aço com as emissões de zero carbono,” avalia. A mediação da palestra coube a Wilfred Theodoor Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil e Presidente do Conselho do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração).

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao