EXPOSIBRAM: palestra sobre recursos hídricos trata da dualidade entre água subterrânea e a mineração

Especialistas apontam assuntos a serem priorizados na agenda regulatória da ANM

No seu terceiro dia de programação, a EXPOSIBRAM 2022 colocou em pauta a dualidade da relação entre água e a mineração na palestra “Recursos hídricos – O uso da água subterrânea na mineração”.

Os expositores do painel foram: Antônio Carlos Bertachini, diretor-presidente – MDGEO Hidrogeologia e Meio Ambiente; Edmar Eufrásio de Araújo, consultor – Nexa Resources; Flávio Vasconcelos, presidente – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas ABAS-MG / Hidrogeo Engenharia; Luiz Lourenço Fregadolli, gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidade – Equinox Gold; e Maria Antonieta Alcântara Mourão, Pesquisadora – Serviço Geológico do Brasil (SGB)/ CPRM.

Luiz Fregadolli falou sobre o relacionamento das empresas com a comunidade e a importância da comunicação entre as partes. Ele relatou também casos de denúncias contra a mineradora alegando que o valor de contaminação da água estava acima do permitido. Mas, ressaltou que “ter um valor acima não quer dizer contaminação de água, mas um problema da geologia local”.

EXPOSIBRAM: palestra sobre recursos hídricos trata da dualidade entre água subterrânea e a mineração
Palestra “Recursos hídricos – O uso da água subterrânea na mineração” – crédito: divulgação

Para sanar dúvidas acerca da suposta contaminação da água, Luiz fez 45 reuniões setoriais para explicar que a água não foi contaminada. Desenvolveu também um plano de comunicação para contemplar a comunidade e facilitar o diálogo entre eles. “Oficialmente, as pessoas não aprendem nas escolas sobre tecnologia e geologia. A gente tem esse desafio de ensinar”, pontuou Edmar Araújo.

Próximo ao encerramento do debate, Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), discorreu sobre a gestão dos recursos hídricos: “em termos de monitoramento, o serviço geológico tem implantado uma rede de monitoramento de água subterrânea há 10 anos. Hoje, temos 400 poços instalados no Brasil e o objetivo deles é ter conhecimento sobre o comportamento dos aquíferos, que são monitorados, sedimentados livres, espalhados por todo o território, mas não necessariamente a gestão da água subterrânea, que não é da nossa competência”, finalizou.

Flávio Vasconcelos tratou da implantação de Tecnologia 4.0 no setor de água subterrânea e, ao responder um a congressista, diferenciou software de plataforma: “o software não tem uma pessoa no comando, enquanto a plataforma é diferente, como se fosse de consulta financeira, [como se] você ligasse no seu banco dizendo que gostaria de fazer um investimento e a pessoa do outro lado da linha fosse apresentando opções. A plataforma de banco de dados, além de tratar dos seus dados, vai te orientar em como fazer um relatório”.

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM, organizada pelo IBRAM, reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao