EXPOSIBRAM SOCIAL apresenta projetos apoiados pela mineração com foco na geração sustentável de trabalho e renda

EXPOSIBRAM SOCIAL apresenta projetos apoiados pela mineração com foco na geração sustentável de trabalho e renda

Com o incentivo de empresas mineradoras, várias iniciativas marcam presença na EXPOSIBRAM 2022, e levam ao conhecimento do público suas ações junto às comunidades onde estão inseridas

Integrando a programação da EXPOSIBRAM 2022, que termina nesta 5ª feira (15/9), a EXPOSIBRAM SOCIAL tem como objetivo o investimento em projetos sociais e sustentáveis. Para a concretização dessas ações, contam com o patrocínio de parceiros, como o próprio organizador do evento IBRAM, além da Usiminas, Mosaic Fertilizantes, AngloGold Ashanti, Gerdau, Kinross e Vale.

Desse modo, a feira apresenta ao público diversos projetos inspiradores, os quais utilizam materiais sustentáveis na confecção de seus produtos. Outro ponto importante é a geração de trabalho e renda e, por consequência, a divulgação dos trabalhos da comunidade junto à sociedade.

É o caso do Ateliê Escola de Cerâmica Santana, localizado no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). É o primeiro projeto dentro de uma vila de periferia na América Latina, com peças produzidas a partir de rejeitos da mineração. Assim, um dos principais objetivos do Ateliê Escola é, também, a reutilização do que é descartado e, dessa forma, consegue contribuir para a sustentabilidade da localidade onde está inserida, bem como a geração de emprego e renda.

Já o projeto Cantina da Sobriedade de Caeté (MG), fundado há dois anos, levou para EXPOSIBRAM SOCIAL a professora de gastronomia Carolina Chaves, uma das representantes do projeto. Para ela, a participação no evento é fundamental para levar ao conhecimento da sociedade o trabalho de recuperação para dependentes químicos, o qual oferece cursos de capacitação na produção de geleias e chutneys artesanais e, com isso, promove a recolocação dos recuperandos no mercado de trabalho e o convívio social de maneira mais justa e fraterna.

Patrocinado pela Gerdau, o Instituto Miguel Fernandes Torres de Ouro Branco (MG) tem 20 anos de história. “Nós já viemos em outros anos à EXPOSIBRAM e nosso retorno (com as vendas) foi excelente. É uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, a importância da parceria com as empresas e instituições sociais, e os produtos que são feitos pelas crianças e mulheres da instituição”, disse Socorro Silveira.

As tecelãs de Brumal (MG) também marcaram presença na feira. A convite da AngloGold Ashanti, a instituição trabalha com mulheres com o propósito de gerar emprego e renda, principalmente para mães e donas de casa, sem que elas precisem “largar tudo” para se dedicar ao trabalho. Para Dilse, é importante o envolvimento das mineradoras com os projetos locais, pois, assim, as empresas passam a conhecer as dores e necessidades da comunidade onde mantém suas atividades.  

“Nós acreditamos que essa é uma forma de fazer com que as empresas nos conheçam; conheçam a nossa cultura, as nossas dores, e partilhem dos nossos propósitos. Porque depois do esgotamento das minas nós permaneceremos no local. Na Casa das Tecelãs, nosso trabalho associa a produção artesanal, proteção e divulgação da cultura local, empreendedorismo, geração de emprego e renda, e o tempo todo buscamos novas oportunidades de inserção da mulher no mercado de trabalho”, reforçou Dilse.

Ainda marcaram presenças o projeto Acirpa, com produtos de diversos artesãos que trabalham com madeira, reciclagem de tecidos e alimentos caseiros; e o projeto Historiarte Bordados, cujo trabalho é desenvolvido por meio da reutilização de materiais descartados, como uniformes velhos de uma mineradora, para feitio das peças, os quais são transformados em bolsas, capas de agendas e necessaires.

Ainda sobre artesanato, há o projeto Pata da Loba, representado pela Joyce Cristina Dias. É um grupo formado por 12 mulheres e nasceu a partir de uma oficina no distrito de Lobo Leite (MG). Casulo e Borboleta, outro projeto exposto na EXPOSIBRAM SOCIAL, trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade, ensinando-as uma forma sustentável na obtenção de renda, além de promover a cultura e o bem-estar das famílias.

O projeto Mãos que Modelam é comunitário e desenvolve a costura, o artesanato, cerâmica, e alimentos derivados da jabuticaba, na cidade de Sabará (MG). Já a associação quilombola do povoado de Patioba, patrocinado pela Mosaic Fertilizantes, trouxe artigos artesanais feitos a partir da palmeira da Adicuri ou da Ouricuri, e cocadas produzidas com os frutos da árvore.

Mel Melo participa com o projeto Biju Obá, criado no coletivo de mulheres do Sergipe. Elas trabalham com artigos feitos de crochê. Também patrocinado pela Mosaic Fertilizantes, o projeto tem na sua identidade o empoderamento feminino como forma de mudar a vida de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e precisam de uma renda para recomeçar a vida.

“Quero agradecer ao IBRAM pela iniciativa tão importante em disponibilizar um espaço para os grupos sociais. Essa é a oportunidade que temos para, também, conhecer artesãos de outros estados”, disse Mel.

Para os representantes, a EXPOSIBRAM SOCIAL é uma oportunidade para que todas as iniciativas possam ser reconhecidas pela sociedade e empresas interessadas em conhecer as histórias e as causas, de forma que os projetos possam ajudar ainda mais pessoas país afora.

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. 

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. 

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao