Grupo Sigdo Koppers leva para a EXPOSIBRAM suas soluções para as diferentes etapas do processo de mineração

Grupo Sigdo Koppers leva para a EXPOSIBRAM suas soluções para as diferentes etapas do processo de mineração

SKIC, empresa de engenharia e construção do grupo, Enaex, de fragmentação de rochas, e a Magotteaux, de processos e produtos para moagem, estarão juntas em estande de 80 m², mostrando toda a expertise para o setor mineral

O Grupo Sigdo Koppers, um dos maiores conglomerados globais da indústria de mineração, participa, com suas três empresas instaladas no Brasil, da EXPOSIBRAM – um dos principais eventos do setor de mineração do País, cuja edição 2022 acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, no Expominas BH, em Belo Horizonte (MG).

Pela primeira vez, a SKIC (Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion), braço de engenharia e construção do grupo, especializada em projetos de EPC (Engineering, Procurement & Construction), está presente ao evento. Veteranas na Exposibram, a Enaex, especialista há mais de 100 anos no mercado de explosivos e soluções para a fragmentação de rochas, e a Magotteaux, líder mundial no fornecimento de otimizações de processos e produtos para indústrias extrativas de alta abrasão, também participam da edição deste ano.

Durante o evento, as três empresas do Grupo Sigdo Koppers dividirão um estande de 80 m², no qual apresentarão vídeos, material informativo e uma exposição de acessórios utilizado em obras, mostrando toda a expertise do Grupo SK em prover soluções para todas as etapas de um projeto de mineração – desde a fase de estudos do projeto de engenharia e construção até a utilização de explosivos e a extração dos minerais.

A Magotteaux vai expor os equipamentos conhecidos como corpos moedores, enquanto a Enaex mostrará um simulador que reproduz um cenário real de utilização do Daveytronic Swift® – sistema de iniciação eletrônica específico para o desenvolvimento de túneis de minas subterrânea – e o Plasma4th -, sistema exclusivo de fraturamento e extração de rochas a partir de uma tecnologia não explosiva, segura e sustentável.

“Participar pela primeira vez da EXPOSIBRAM vai de encontro ao plano que iniciamos em 2020, de ingressar no mercado de mineração brasileiro, e de nos tornarmos um dos principais players do setor. Desde então, já conquistamos cinco projetos no setor e esperamos ganhar ainda mais espaço junto às empresas de mineração a partir da EXPOSIBRAM”, afirma Robson Campos, CEO da SKIC no Brasil.

O CEO da Enaex Brasil, João Sorbile, destaca a importância da participação no evento. “Como terceira maior produtora mundial de nitrato de amônio e principal fornecedora de serviços de fragmentação de rocha para projetos de mineração na América Latina, não poderíamos deixar de participar, por mais um ano, de um evento tão relevante como a EXPOSIBRAM. É um espaço importante para mostrarmos o trabalho personalizado da Enaex com foco em agregar valor e atingir os objetivos dos nossos clientes”, enfatiza.

“Ao lado da Enaex e da SKIC, a Magotteaux tem grande satisfação em participar deste evento que é considerado um dos maiores da América Latina no segmento de mineração. Lá, apresentaremos nossas soluções de alta performance desenvolvidas para o setor”, destaca Tarcísio Novaes, Sales Manager – South America da Magotteaux.

Sobre a Enaex Brasil

O Grupo Enaex possui mais de 100 anos de experiência no mercado de explosivos. Ao longo desse século, a companhia se consolidou como a terceira maior produtora mundial de nitrato de amônio. Atualmente, é a principal fornecedora de serviços de fragmentação de rocha para projetos de mineração na América Latina.

Possui múltiplos contratos com grandes empresas de mineração das principais regiões mineradoras do mundo. No Brasil, a Enaex atende clientes de mineração e construção civil, oferecendo um amplo portfólio de produtos e equipamentos de alta tecnologia, além de projetar e implementar soluções de desmonte personalizadas e colaborativas para agregar valor excepcional aos clientes.

A companhia se destaca por sua atuação com foco em inovação e sustentabilidade, oferecendo excelência em qualidade e segurança de seus produtos e serviços, valores inegociáveis no atendimento às necessidades dos clientes e no fornecimento de soluções integradas.

Sobre a Magotteaux

De origem belga e há mais de 100 anos no mercado, a Magotteaux é líder mundial no fornecimento de otimizações de processos e produtos para indústrias extrativas de alta abrasão. Com atuação em mais de 150 países nos cinco continentes, a empresa pesquisa, projeta, fábrica e propõe soluções para a melhoria das operações de seus clientes.

Maior produtora de corpos moedores e de revestimento de moinho de bolas do país, está no Brasil há 45 anos com fábrica localizada no município de Contagem, em Minas Gerais. Também no Brasil mantém uma planta-piloto para estudos de eficiência de moagem. A Magotteaux atende os principais clientes da indústria de cimento e mineração brasileira, entre eles Vale, Kinross, Anglo American, Samarco, Usiminas, Votorantim, Intercement, CSN e LafargeHolcim.

Com foco na inovação, a empresa tem em sua história o desenvolvimento de produtos como bolas de alto cromo, tecnologia MMC – Matriz Metal Cerâmica, o primeiro diafragma regulável de moinho de bolas, o primeiro revestimento classificador e outros produtos que ajudam a empresa a cumprir a missão de otimizar o custo de aquisição dos clientes fazendo com que tanto as especificações técnicas quanto as financeiras sejam sempre atendidas.

Sobre a SKIC

A SKIC (Sigdo Koppers Ingenería Y Construcción) é uma empresa de capital chileno líder na indústria da construção e montagem em larga escala, com operações também no Brasil, Peru e Colômbia. Desde a sua fundação, em 1960, participou de importantes projetos em sua área de atuação, que inclui engenharia, construção e montagem, gerenciamento de compras e transporte e logística local e internacional.

A empresa tem uma vasta experiência em projetos EPC que exige altos níveis de especialização, e além dos seus mais de 140 projetos já realizados em mineração, tem capacidade de realizar trabalhos em áreas tão diversas quanto geração e transmissão de energia, indústria pesada como siderurgia, papel e celulose, saneamento, portos e óleo e gás.

No Brasil, a empresa começou a atuar em 2016 e hoje conta com 6 projetos em andamento, com aproximadamente 1.000 colaboradores diretos e indiretos, chegando a mais de 2.000 até o final deste ano somente com os projetos já em carteira.