IBRAM abre EXPOSIBRAM 2022 e reafirma importância e ação sustentável do setor mineral

IBRAM abre EXPOSIBRAM 2022 e reafirma importância e ação sustentável do setor mineral

A feira reúne até 15/9 cerca de 450 expositores e apresenta as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e produtos ligados à indústria mineral; a expectativa de público é de 55 mil pessoas.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022) começou neste dia 12 de setembro, e vai até a próxima quinta-feira (15/09), no Expominas, em Belo Horizonte/MG. É o mais relevante evento da mineração da América Latina.

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, ressalta que a EXPOSIBRAM é um momento bastante oportuno para reafirmar à população brasileira a importância da atividade minerária, e como o setor está empenhado em contribuir para o crescimento econômico e social do Brasil. “A EXPOSIBRAM tem metas importantes relacionadas ao futuro da mineração, à sustentabilidade e à segurança das barragens. Vamos apresentar, nesta EXPOSIBRAM, uma série de ações voltadas para a tecnologia e de compromissos do setor para com a população brasileira”, afirma.

Durante quatro dias, marcam presença as principais mineradoras com atuação nacional e global, grandes fornecedores de máquinas e equipamentos e serviços, entidades representativas do segmento e de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público. Além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, ou seja, a cadeia produtiva da mineração participa ativamente.

Abertura da EXPOSIBRM 2022 – crédito: divulgação

Todos esses diferenciais fazem da feira internacional a maior vitrine para a geração de negócios. Para se ter ideia, são mais de 13 mil m2 e cerca de 450 estandes, onde os expositores apresentam as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral. São apontados ainda dados sobre investimentos e projetos minerários. A expectativa de público gira em torno de 55 mil pessoas.

Em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração reúne especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes das mais renomadas empresas, ocasião em que os palestrantes convidados debatem cenários e revelam as tendências do segmento.

IBRAM abre EXPOSIBRAM 2022 e reafirma importância e ação sustentável do setor mineral
Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM – crédito: divulgação

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento, o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Sigma Mineração (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Fundação Dom Cabral (FDC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial das revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Máquinas e Equipamentos, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites Bnamericas, Conexão Mineral, CLIMATEMPO, Notícias de Mineração Brasil, Notícia Sustentável e Panorama Minero.