Indústria 5.0: robô de inspeção industrial será apresentado na EXPOSIBRAM 2022

Seguindo a tendência da indústria 5.0, que foca na colaboração entre o homem e máquina, a suíça ANYBotics e a brasileira PUR apresentam durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2022), uma tecnologia que promete revolucionar o segmento de inspeção industrial: o ANYMAL, robô autônomo de quatro patas. A EXPOSIBRAM é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e acontece de 12 a 15 de setembro, das 13h às 21h, no Expominas (Avenida Amazonas, 6200, Gameleira – Belo Horizonte).

O Anymal  tem um conjuntos de habilidades, e atua em condições adversas, ou seja, em qualquer tipo de terreno e clima; enxerga informações que o olho humano não vê, como vibração e temperatura; opera em tempo real, realiza diagnósticos e entrega dados e relatórios precisos para a tomada de decisão.

Conforme explica Franklin Aguiar, diretor da PUR, empresa brasileira com 25 anos de história, única responsável pela comercialização do robô na América Latina, o Anymal pode ser utilizado em diversos setores da indústria como mineração, siderurgia, portos, setor químico, alimentação, agronegócio e geração de energia. “Entre seus principais benefícios estão a segurança, já que é uma ferramenta que evita que o colaborador se arrisque ao deslocar-se até áreas instáveis ou com alto nível de periculosidade; e os dados precisos, que apoiarão na análise mais assertiva e na tomada de decisão”.

Várias empresas de segmentos diversos, tais como de mineração, alimentício e óleo e gás já estão avaliando a usabilidade do ANYmal no Brasil, inclusive, tendo adquirido o robô, e reforçado uma real demanda em diferentes áreas produtivas. A principal razão para a escolha desta tecnologia é que o robô elimina riscos pertinentes às atividades de inspeções que vão desde exposição a ruído e poeira até atuação em espaços confinados, por exemplo. “Com o ANYmal, trabalhador, empresa e sociedade estão mais seguros”.

Indústria 5.0: robô de inspeção industrial será apresentado na EXPOSIBRAM 2022
Cred Anybotics – crédito: divulgação

A utilização do robô de quatro patas também traz mais eficiência para a tomada de decisão, com acesso a informações qualificadas, já que seus algoritmos, baseados em Inteligência Artificial, transmitem informações confiáveis e atualizadas em tempo real. Pré-programado ou a pedido do seu operador, o ANYmal realiza rotinas de inspeção automatizadas e se integra aos sistemas de gerenciamento de manutenção existentes para produzir dados de inspeção e relatórios de análise consistentes, como percepções visuais, térmicas e acústicas para monitoramento de condições de equipamentos e infraestrutura.

É possivel ainda configurar missões de inspeção guiando o robô por ambientes, por exemplo, em que o homem não consegue acessar. “As pernas do ANYmal fornecem mobilidade incomparável ao subir e descer escadas, escalar obstáculos, degraus e lacunas e até rastejar em espaços apertados. Além disso, ele é resistente às intempéries e é à prova d’água, poupando as equipe da exposição desnecessária às condições adversas ou perigosas”.

A primeira apresentação para o mercado latino aconteceu no último mês, durante a Exponor – Exposição Internacional para a Indústria de Mineração, no Chile. Agora, chegou a vez do Brasil apresentá-lo, durante a Exposibram, considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina.

PUR

A PUR é uma empresa de capital exclusivamente nacional, que possui mais de 25 anos de experiência no atendimento aos mais diversos segmentos produtivos, principalmente de transporte de materiais a granel, desenvolvendo soluções tecnológicas para abrasão, contenção, amortecimento, alinhamento, revestimentos, entre outros.

Com atuação no Brasil e exterior, é referência nacional no mercado, com foco em entregar resultados diferenciados, mediante trabalho técnico e especializado. Além disso, investe incessantemente em pesquisas para promover melhorias contínuas, a fim de atender às demandas dos clientes.

EXPOSIBRAM

A EXPOSIBRAM é considerada um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina. Realizada anualmente pelo IBRAM, a feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso, debate cenários e revela as tendências do segmento.

Este ano a área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes, nos quais estarão representadas as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

Na última edição, mais de 55 mil pessoas circularam pelo evento, que contou com mais de 400 expositores de 29 países.

Serviço

ANYmal na Exposibram
Data: 12 a 15 de setembro de 2022
Horário: Das 13h às 21h
Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6200, Gameleira – Belo Horizonte (MG)
Saiba mais: https://exposibram2022.ibram.org.br/
Conheça mais sobre o ANYmal: https://pur.ind.br/anymal/