Inovações tecnológicas atraem atenção dos milhares de visitantes aos estandes da EXPOSIBRAM 2022

Inovações tecnológicas atraem atenção dos milhares de visitantes aos estandes da EXPOSIBRAM 2022

Segurança dos trabalhadores, gestão segura das barragens, análises mais detalhadas das operações e o uso de novas tecnologias da AngloGold Ashanti e Vale são apresentadas no evento

Em quatro dias de intensa programação voltada para o setor da mineração e toda a sua cadeia produtiva, a EXPOSIBRAM 2022 buscou valorizar o empenho das empresas mineradoras que se dedicam a estudar, planejar, desenvolver e criar novas tecnologias em seus processos. Entre as companhias participantes da feira, a AngloGold Ashanti e a Vale trouxeram para os seus estandes a realidade virtual, exemplos da mineração futura, robôs, entre outros. A EXPOSIBRAM 2022 foi visitada por milhares de pessoas de 12 a 15/9, em Belo Horizonte (MG).

A AngloGold Ashanti apresentou dinâmicas premiadas, os avanços da gestão segura de barragens e uma visita virtual com óculos 3D pela mina Cuiabá. Localizada em Sabará, ela é um dos locais mais profundos da América Latina (1.200 metros abaixo do solo). Para Lauro Amorim, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti, a realidade virtual é o contato direto que o visitante vivencia nas operações da mineradora.

“A AngloGold Ashanti tem operações no Brasil e, massivamente, em mina subterrânea, assim, as pessoas têm uma dimensão de como operamos, de forma segura, e, principalmente, os avanços tecnológicos ali demostrados durante a nossa atividade”, afirma Lauro. Durante a feira, o público também pode conhecer o People Tracking, um sistema digital de localização de pessoas, frota e equipamentos no subsolo em tempo real.

A Vale apresenta robôs como o Anymal, adquirido por fornecedor internacional. O ROSI (Robô para Serviços de Inspeção) foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico Vale em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Anymal é um robô quadrúpede, criado pela empresa Anybotics, da Suíça, e adaptado para as operações de mineração com o apoio de uma equipe da Vale.

“Com o Anymal, eliminamos riscos pertinentes às atividades de inspeções, como partes rotativas de equipamentos e ruídos. Ele também auxilia nas atividades em que o empregado precisa executar uma tarefa em uma posição incômoda, além de dar acesso a espaços confinados com maior segurança”, detalha Rayner Teixeira, analista operacional responsável pelo desenvolvimento do Anymal na Vale.

O ROSI teve como foco inicial as correias transportadoras, um equipamento crítico para a mineração. Para isso, ele transporta um braço robótico capaz de atuar com destreza no ambiente operacional, sendo capaz de reposicionar sensores e coletar amostras em lugares de difícil acesso, além de enfrentar com facilidade grandes inclinações. “O desenvolvimento é open-source, totalmente aberto do hardware ao software, e sua estrutura é modular. Tudo o que for desenvolvido pode ser usado em outros robôs e equipamentos, e adaptado para novas situações ou funcionalidades utilizando recursos dentro da própria Vale”, explica o pesquisador Gustavo Pessin, do ITV.

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao