Metso Outotec participa do congresso da EXPOSIBRAM 2022 com quatro palestras

Metso Outotec participa do congresso da EXPOSIBRAM 2022 com quatro palestras

A Metso Outotec participa da feira da EXPOSIBRAM 2022, que acontece de 12 a 15 de setembro em Belo Horizonte, com foco em tecnologias sustentáveis para o setor de mineração. A companhia também participa do congresso do evento, com quatro palestras. Os conteúdos contemplam casos reais de aplicação em campo e a experiência da empresa na redução de custos e no aumento de produção e da segurança das operações. Abaixo, um resumo das quatro palestras da companhia na EXPOSIBRAM 2022:

12/09 (às 17:00) – LCS – Serviços baseados em Performance

O destaque dessa palestra é a apresentação do conceito de serviços baseados em performance (LCS, da sigla em inglês Life Cycle Services), que ganham cada vez mais espaço na indústria mineração. Esse tipo de contrato apresenta diversos benefícios aos clientes como, por exemplo, o acesso ao portfólio de tecnologias Metso Outotec sem aporte em custos de capital (Capex), além do menor risco e prazos de implantação igualmente menores. O pagamento condicionado ao desempenho e a visibilidade de custo do início do fim do projeto são outras vantagens que serão destacadas. A palestra trará casos reais de mineradoras que adotaram os serviços de LCS. Um dos exemplos aconteceu durante a relocação e reforma de uma britagem primária, que mesmo assim manteve sua unidade operacional: o processo foi possível porque a Metso Outotec assumiu a operação da britagem primária com equipamentos e mão de obra. Atualmente, o contrato disponibiliza ao cliente uma capacidade produtiva da britagem primária de 1,5 mil toneladas/hora, com top size de alimentação de 1.000 mm. A britagem primária temporária foi montada em apenas 45 dias. Simultaneamente, a mineradora constrói o novo prédio de britagem, que receberá o equipamento reformado e modernizado pela Metso Outotec. O serviço baseado em performance também permitiu identificar – e resolver – os gargalos das etapas seguintes de produção. No final de agosto desse ano, a planta locada operava há onze meses com disponibilidade física média de 95% e 144 dias sem manutenção corretiva (apenas intervenções preventivas programadas). A planta movida a energia elétrica é monitorada remotamente e os equipamentos instalados têm apresentado um baixo consumo de energia, com zero emissão de carbono.

13/09 (às 17:00) – Contribuições da Metso Outotec para a transição para a produção do aço verde

A Metso Outotec vai apresentar uma série de soluções sustentáveis em etapas da cadeia de produção do aço, com foco na redução de emissões e no carbono neutro. A lista de tecnologias envolve soluções que permitem o aumento da eficiência e substituição de combustíveis nos processos de aglomeração e na etapa de redução direta. As tecnologias apresentadas, já disponíveis atualmente, visam captar oportunidades em novas plantas ou em operações existentes, desde a implantação de dispositivos físicos, como os queimadores que possibilitam uma grande redução da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e a substituição de combustíveis, até a adoção de sistemas digitais de controle de processos, que proporcionam uma operação mais eficiente. Outro destaque da apresentação são as plantas compactas e a nova geração de plantas de pelotização. Modularizadas, as novas plantas compactas permitem a ativação de projetos de menor porte e que podem ser escalonados de acordo com a demanda dos clientes. O tamanho reduzido também viabiliza testes para aplicação e comprovação de tecnologias sustentáveis na pelotização. A apresentação destacará a tecnologia de redução direta, Circored, já testada em escala industrial, e que atualmente adota o hidrogênio como combustível e fator de redução para a produção de HBI/DRI.

14/09 (às 14:00) – Soluções Digitais para uma mineração do futuro

A apresentação vai mostrar as soluções digitais e instrumentos inteligentes da Metso Outotec que suportam as iniciativas das mineradoras em suas jornadas de transformação digital. Um dos destaques são os instrumentos inteligentes que trazem informações das plantas de concentração de minérios, com casos de referência em nível mundial e em áreas como cobre e ferro, entre outras. A ideia é destacar como esses instrumentos inteligentes agregam informações que vão além dos dados convencionais, principalmente para controle de moagem, flotação e espessamento. Além da coleta ampliada de dados, a apresentação vai mostrar como os sistemas especialistas desenvolvidos pela Metso Outotec podem ajudar na gestão da informação e otimizar o controle de processo em plantas de mineração. A apresentação também vai destacar aplicações por “ilhas de processo”, permitindo a adoção modular de soluções digitais da indústria 4.0, focando em partes do processo que já possuam instrumentação de alto nível. A jornada digital proposta pela Metso Outotec envolve desde os instrumentos inteligentes, os sistemas especialistas até plataformas de alto nível. O portfólio também inclui o recurso de gêmeos digitais (digital twins), que permite a emulação de mudanças na planta no formato digital antes de avançar para a aplicação real. No caso da Metso Outotec, os gêmeos digitais têm a vantagem de incluir a área de metalurgia e o know-how em equipamentos e processos. A apresentação mostrará ainda o diferencial de a Metso Outotec aplicar a automação a equipamentos e processos de forma integrada e de como levamos em consideração o conhecimento do cliente e das etapas de instrumentação de cada planta.

15/09 (às 15:00) – FPS – Mineradoras que conseguiram mais segurança e vida útil para escavadeiras

O foco dessa apresentação é o caso real de aplicação de ferramentas de penetração de solo (FPS) de uma grande mineradora brasileira. Ela adotou a tecnologia em suas escavadeiras de grande porte, com resultados positivos de aumento de produtividade – em função da redução de troca dos componentes – e de segurança – ao diminuir a necessidade de intervenções humanas para substituir as FPS. O caso real, que foi analisado pela própria mineradora, permitiu o estabelecimento de métricas de produtividade e segurança. A experiência comprova ainda a busca da indústria mineral por soluções que reduzem as operações de troca de componentes, mesmo de peças de desgaste, aumentando o tempo de disponibilidade de equipamentos móveis. O uso atual das FPS também comprovou que, diferentemente de outras tecnologias, a solução fornecida pela Metso Outotec não necessita de adaptador HD (produto com maior massa), reduzindo o peso das ferramentas de penetração de solo nas caçambas das escavadeiras a cabo. Os componentes também se mostraram resistentes o suficiente para serem usados por mais tempo na extração de um minério muito abrasivo. A apresentação destacará o papel do design e da qualidade dos aços utilizados nas FPS como diferenciais desse caso e de outras aplicações em mineração.

Sobre a Metso Outotec

A Metso Outotec é pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções e serviços de ponta a ponta para as indústrias de agregados, processamento de minerais e refino de metais em todo o mundo. Ao melhorar a eficiência energética e hídrica de nossos clientes, aumentando sua produtividade e reduzindo os riscos ambientais com nossa experiência em produtos e processos, somos o parceiro para mudanças positivas. A Metso Outotec está comprometida em limitar o aquecimento global a 1,5°C com Metas Baseadas na Ciência.

Com sede em Helsinque, Finlândia, a Metso Outotec emprega mais de 15.000 pessoas em mais de 50 países e suas vendas para 2021 foram de cerca de 4,2 bilhões de euros. A empresa está listada na Nasdaq Helsinki. mogroup.com.