Mineração do futuro precisa ser responsável em todos os aspectos, diz CEO da Anglo American

Mineração do futuro precisa ser responsável em todos os aspectos, diz CEO da Anglo American

Como deve ser a mineração do futuro? “Responsável socialmente, ambientalmente e politicamente, além de focada em inovação”, essa é a resposta de Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American e presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Ele acredita que para alcançar esse objetivo é fundamental entender qual é o papel da indústria minerária na atualidade e quais são as demandas da sociedade.

Em palestra ministrada na EXPOSIBRAM 2022, Bruijn destacou que, atualmente, é possível que as empresas tenham metas para até 50 anos, fator que permite a melhoria de todos os processos envolvidos na mineração, com o objetivo de ajudar a frear, inclusive, os impactos da atividade no clima global. “Precisamos pensar no que nós, enquanto empresas mineradoras, podemos fazer para reverter os danos causados ao meio ambiente, à camada de ozônio. Temos inteligência e mecanismos para transformar esse cenário em algo positivo”, afirmou.

Wilfred Bruijn avalia que a indústria de mineração sempre foi muito estigmatizada, até mesmo nos livros de história, o que deixou uma memória muito negativa no imaginário coletivo. O gestor entende que é preciso mudar essa imagem, mas de forma honesta e transparente. “Com o apoio das entidades ligadas à mineração, como o IBRAM, e as federações industriais dos estados, podemos mostrar à sociedade que existem muitas coisas boas no nosso setor, melhorando a nossa reputação sem arrogância, inclusive, atraindo novos talentos, trazendo os jovens para essa indústria tão importante para a economia do mundo”, analisou.

Sobre a EXPOSIBRAM

Considerada o mais relevante evento setorial da mineração na América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração, que participa ativamente. As principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços são parte importante dessa engrenagem econômica. Além disso, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, executivos e especialistas de vários segmentos se reúnem para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação conta com palestras, debates, talk shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Sigma Mineração (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Fundação Dom Cabral (FDC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Máquinas e Equipamentos, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral, ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.