Palestra discute os tipos de amostragem e redução de riscos em portos

Palestra discute os tipos de amostragem e redução de riscos em portos

A palestra ministrada por Flávio Tadeu Rodrigues Vieira trouxe como tema a “Amostragem correta e redução de riscos no faturamento” para a EXPOSIBRAM 2022. A amostragem consiste basicamente na coleta de elementos em uma mina para se obter informações detalhadas sobre a área de retirada.

Engenheiro químico com mais de 30 anos de experiência em amostragem mineral e gestão de laboratórios, Rodrigues atua em empresas como a SGS e a Vale, e já teve a oportunidade de vivenciar diversas experiências em portos de amostragem ao redor do mundo. Durante a palestra, ele detalhou sobre “amostragem probabilística” e “amostragem não probabilística” e suas diferenças.

“A gente percebe que quando você tem a amostragem não probabilística, ocorre uma situação onde não há possibilidade de se trabalhar com a base matemática porque não é probabilidade, não está ligado a essa ciência. Nesse caso, você tem uma situação que pode escolher selecionar uma parte segregada”, pontuou Flávio.

Palestra discute os tipos de amostragem e redução de riscos em portos
Painel “Amostragem correta e redução de riscos no faturamento” – crédito: Glenio Campregher

Olhar de fora

Além disso, Flávio apresentou como estudo de caso sua experiência em relação aos pontos de amostragem na China. Foram citadas as diferenças culturais em vários aspectos, como na forma de falar e se portar diante do povo chinês, e dos conflitos empresariais que podem existir por conta das normas internacionais e que precisam ser debatidas no fechamento de um contrato, por exemplo. Por fim, Flávio trouxe para a sua apresentação as ações de controle tomadas pelas empresas, como a mudança de amostragem manual para amostragem mecânica em diversos portos e torres de transferência.

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM, organizada pelo IBRAM,  reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociaishttps://linktr.ee/ibram_mineracao