“Precisamos melhorar o ambiente de negócios da mineração brasileira”, diz coordenador da rede Invest Mining

O financiamento da mineração no Brasil é um ponto crítico do setor, uma vez que não existem linhas de crédito específicas para a atividade minerária. Sendo assim, alguns projetos ajudam as empresas da área, como a rede Invest Mining. A organização formada por representantes de órgãos e instituições públicas, além de entidades privadas, visa promover condições que favoreçam o financiamento e a captação de recursos para as companhias de mineração.

Miguel Antônio Cedraz Nery, gerente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e coordenador da Rede Invest Mining analisou, durante painel na EXPOSIBRAM 2022, que é preciso muito mais do que o trabalho da organização. “O Brasil não tem mecanismos e incentivos para a mineração sequer parecidos com outros países, como Canadá e Austrália. Precisamos melhorar o ambiente de negócios da mineração brasileira, principalmente, porque há muita insegurança jurídica para os investidores”, reclamou. “Temos um conjunto de projetos relativamente maduros, mas que precisam ser viabilizados para se transformarem em formas de obtenção de capital”, concluiu.

Ainda no evento, Flávio Moraes da Mota, chefe do Departamento de Indústrias de Base e Extrativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), falou sobre como o banco pode ajudar as empresas de mineração. “O BNDES possui recursos que podem ser utilizados por companhias mineradoras em forma de crédito com juros reduzidos”, explicou. Porém, o executivo ressalta que alguns critérios são levados em consideração para que o financiamento seja liberado, observando, sobretudo, como é a gestão dessas companhias. “ESG é um critério fundamental para o acesso ao capital”, afirmou Flávio.

O painel “Invest Mining – A rede de investimentos para projetos de mineração” ocorreu no último dia (15/9) da EXPOSIBRAM 2022, com moderação de Frederico Bedran Oliveira, advogado e sócio da Caputo, Bastos e Serra Advogados. Participou, ainda, da discussão, Marcos André Gonçalves presidente do conselho da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB).

"Precisamos melhorar o ambiente de negócios da mineração brasileira", diz coordenador da rede Invest Mining
PALESTRA: Invest Mining – A rede de investimentos para projetos de mineração – crédito: divulgação

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos. Para visitar a feira é necessário realizar inscrição aqui.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas. Interessados em participar do congresso podem fazer inscrições aqui.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociais – https://linktr.ee/ibram_mineracao