Refinaria no Pará vai agregar valor na produção de ouro do País

Unidade industrial da North Star terá capacidade inicial de 24 toneladas por ano e adotará padrões internacionais   de segurança e compliance para garantir refino responsável de ouro no Brasil.

A North Star, empresa especializada no refino de metais preciosos investiu R$ 50 milhões na primeira refinaria de ouro no Estado do Pará, que começa a operar em dezembro.  A unidade industrial terá capacidade inicial de 24 toneladas por ano, o equivalente 25% da produção de ouro nacional. A meta é aumentar gradativamente sua participação do mercado de refino até chegar ao beneficiamento de 48 toneladas do metal ao ano, cerca de 50% da produção de outro do país.

Maurício Gaioti, CEO da North Star destaca que a empresa pretende liderar o processo de verticalização da produção de ouro no país, agregando valor na produção nacional, comprometido   com boas práticas de ESG na produção, refino e comercialização do ouro produzido no Brasil.
A unidade de refino da North Star foi construída estrategicamente em Belém para facilitar a logística e oferecer custo competitivo para atender mineradoras de pequeno, médio e grande porte que atuam na região Norte.

“O desafio para transformar nosso projeto em realidade foi unir mineradoras, governo e indústria para criar um ambiente favorável para agregação de valor à produção de ouro no Brasil, que hoje sofre com práticas ilícitas”, diz Gaioti.

O executivo avalia que é uma grande oportunidade a North Star estar presente na Exposibram para mostrar o alto grau de investimento, de rigor de procedimentos e expertise que a empresa possui no refino de ouro.

Padrões Internacionais de Segurança e Compliance
                                                     

Gaioti explica que a nova refinaria adota padrões internacionais de transparência, segurança e governança corporativa, que são os pilares de atuação da North Star. A refinaria de Belém contará com tecnologia de ponta para o refino de metais precisos e padrões internacionais de segurança. ” O nosso compromisso será oferecer aos nossos clientes um serviço de qualidade técnica, confiabilidade, além de custos competitivos, numa operação de refino segura, com produção certificada internacionalmente.

Sobre a North Star Refino S.A.

Fundada em 2017 pela OMEX uma das líderes no comércio de ouro no Brasil, juntamente com investidores internacionais, A North Star é focada no refino responsável de ouro no Brasil e busca se estabelecer como uma das maiores indústrias refinadoras do país, tornando a produção verticalizada e agregando valor ao produto nacional.