SENTNEL: inovação em gestão e monitoramento de estruturas

SENTNEL: inovação em gestão e monitoramento de estruturas

Desenvolvida por geotécnicos, o SENTNEL é uma plataforma inteligente para a gestão integrada de dados de estruturas de engenharia. O sistema traz diferenciais como ambiente 3D e será apresentado na próxima edição da EXPOSIBRAM, entre 12 e 15 de setembro

O enorme desafio que envolve monitorar estruturas de engenharia, como barragens e pilhas de rejeitos, traz uma constante busca por soluções inovadoras para gestão desses ativos. Diante desse cenário, a STATUM Geotecnia – empresa especializada em serviços de engenharia geotécnica, geológica e de recursos hídricos – desenvolveu uma plataforma inteligente para a gestão, acompanhamento e monitoramento dessas estruturas. O sistema SENTNEL se diferencia na experiência do usuário, ambiente 3D, módulo de gestão documental para órgãos reguladores, apresentação do fator de segurança, entre outros.

A plataforma será apresentada ao público no EXPOSIBRAM 2022, que acontece entre 12 e 15 de setembro em Belo Horizonte e é considerado um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina. “O SENTNEL foi idealizado por uma equipe de experientes engenheiros geotécnicos, que entendem com profundidade os desafios e os objetivos do monitoramento de estruturas de diferentes portes e complexidades. O nosso sistema proporciona mais segurança e agilidade nas tomadas de decisão, auxiliando toda a estrutura corporativa no atendimento às obrigações legais e boas práticas de governanças nacionais e internacionais, como ESG e GISTM. Nosso time de especialistas estará à disposição do público para apresentar todas as funcionalidades da ferramenta durante a EXPOSIBRAM. Estamos muito animados pela volta presencial desse grandioso evento”, explica o CEO da STATUM Geotecnia, André Guimarães.

O sistema SENTNEL atua em quaisquer tipos de estruturas: barragens, pilhas de rejeitos e estéreis, diques, taludes e cavas, independentemente do tamanho, complexidade ou categoria. “Hoje, nossos principais clientes estão no setor de mineração, como ArcelorMittal, Mineração Morro do Ipê e Equinox Gold. Mas o SENTNEL permite gerir estruturas de hidro geração, saneamento e ferrovias, por exemplo. Na verdade, o sistema monitora qualquer estrutura que precisa ser monitorada”, relata André Guimarães. A plataforma oferece módulos de instrumentação, inspeção por aplicativo, gestão documental, módulo de alerta, planos de ação, relatórios e legislação. Tudo isso em um único ambiente, seguro e disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Inovação em segurança

O monitoramento eficaz de estruturas permite antever situações de risco e propiciar segurança e conforto, tanto ao empreendedor, quanto para os trabalhadores, o meio ambiente, e a comunidade ao redor. “Hoje, apresentamos uma solução completa que se adapta às necessidades do mercado, atendendo desde as demandas mais simples, como a otimização do processo da leitura de instrumentos. Até as mais complexas, como o cálculo do Fator de Segurança e a sua validação pela equipe de engenharia da STATUM Geotecnia”, conta o CEO.

Outro diferencial da plataforma é o acesso fácil do usuário às informações por meio de um dashboard. Segundo Felipe Barros, coordenador da área de Pesquisa & Desenvolvimento da STATUM Geotecnia e um dos desenvolvedores do SENTNEL, a ferramenta permite ainda visualizar e manipular os dados da estrutura em um ambiente tridimensional. “Com o nosso sistema você consegue entender melhor a sua estrutura. No ambiente 3D o usuário consegue agrupar mais informações sobre o ativo, tornando as tomadas de decisões mais assertivas”.