Tendências, riscos e oportunidades para a mineração: ESG é o presente e o futuro

Tendências, riscos e oportunidades para a mineração: ESG é o presente e o futuro

Tema foi abordado no último dia da EXPOSIBRAM 2022

O estudo “Riscos e Oportunidades de Negócios em Mineração e Metais no Brasil”, elaborado pela empresa de consultoria e auditoria EY, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), foi o tema central de painel no último dia da EXPOSIBRAM 2022 (15/9). O objetivo do trabalho é o de orientar o caminho que o Brasil deverá seguir para se manter relevante na cadeia global de mineração e metais, de modo que a geração de valor possa contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Ediney Maia Drummond, diretor-presidente da Lundin Mining e vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM foi o moderador do encontro. Ele diz que são muitas as questões que as mineradoras devem priorizar, como o relacionamento com as comunidades, segurança e meio ambiente. “Um exemplo é a descarbonização, que se destaca como uma das maiores oportunidades de novos negócios, e que faz parte do ESG. A eletrificação (das frotas de veículos por exemplo) é uma grande tendência”, avalia.

Ediney Maia Drummond, diretor-presidente da Lundin Mining e vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM – crédito:Glenio Campregher

Paul D. Mitchell, líder em Global Mining & Metals da EY afirma que os riscos e as oportunidades tendem a acompanhar os preços dos commodities. O indicador de destaque do relatório foi a transformação digital pela qual as empresas vêm passando. “A pergunta que mais me fizeram foi: como que o digital vai afetar o nosso setor? Quem será o ‘Uber’ da mineração?”.  Segundo ele, o que está ajudando a guiar a transformando do setor são as respostas às questões que surgiram nos últimos três ou quatro anos. São elas: ESG, as mudanças climáticas e as questões sociais. “Isso tem sido destaque nos relatórios dos últimos anos”, enfatiza

O CEO da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Ricardo Fonseca de Mendonça Lima, também contribui para o debate trazendo análises sobre o mercado global de nióbio, que registrou em 2021 uma produção de mais de 110 mil toneladas. “O carro-chefe da CBMM é a liga de ferronióbio. “Temos apostado muito no uso de óxido de nióbio em bateria de veículos elétricos, para a obtenção de carga ultrarrápida, que permite carregar uma bateria de um veículo de porte médio em menos de 10 minutos”, detalha.

Patrícia Muricy é sócia da Deloitte e falou sobre os caminhos que perpassam pelo ESG: “É preciso olhar a cadeia produtiva como um todo, entendendo como trabalhar nesse novo mundo, como operar neste superciclo e como colocar o ESG dentro da cultura de uma organização. Sabemos que não é simples, mas é imprescindível”, acrescenta.

Tendências, riscos e oportunidades para a mineração: ESG é o presente e o futuro
Palestra “Tendências, Riscos e Oportunidades para o Setor Mineral” – crédito: Glenio Campregher

Sobre a EXPOSIBRAM 2022

Considerada um dos maiores eventos de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração que participa ativamente com as principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, além de importantes executivos e especialistas de vários segmentos para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

A área da exposição contará com mais de 13 mil m² de estandes. No espaço, serão apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos, projetos minerários, entre outros assuntos.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação contará com palestras, debates, talk-shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.

Patrocínios da EXPOSIBRAM

Figuram como patrocinadores do evento o Grupo AIZ (Diamante), Vale (Diamante), Anglo American (Platina), BHP (Platina), AngloGold Ashanti (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (Prata), Casa dos Ventos (Prata), Mineração Usiminas (Prata), ArcelorMittal (Gestão de Resíduos),  Alcoa (Bronze),  Appian Capital Brazil (Bronze), BAMIN (Bronze), Cardiesel – Minas Máquinas (Bronze), Gerdau (Bronze), Geocontrole (Bronze), Geosol (Bronze), Mineração Taboca (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), Samarco (Bronze), Sany – Irmen (Bronze), Tracbel (Bronze), Walm Engenharia (Bronze), e XCMG (Bronze).

Apoio Institucional

Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (abm), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (ABREMI),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac),Fundação Dom Cabral (FDC), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Sindicato da Indústria de Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer) e Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Apoio Oficial

Podcast Wepod.

Apoio editorial

A EXPOSIBRAM 2022 conta até o momento com o apoio editorial da revistas Brasil Mineral, Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, Minérios & Minerales, Areia & Brita, Amazônia, além dos sites BN Americas, Conexão Mineral,  ClimaTempo, Notícias de Mineração Brasil,  Notícia Sustentável  e Panorama Minero.

Siga o IBRAM na web e nas redes sociais – https://linktr.ee/ibram_mineracao